Nesta herdade, tivemos a oportunidade de aprender como os vinhos amadurecem nos tanques, nas barricas e depois na garrafa. Provamos vinhos que ainda nao estavam prontos, direto dos tanques de inox. Vinhos brancos de uvas Antão Vaz e de Verdelho. E também tintos de touriga nacional com touriga franca e um já separado para ser o reserva, o vinho especial da casa, feito de alicante bouchez, trincadeira e touriga nacional.
Vimos como são engarrafados os vinhos, com o uso de maquinas, mas ainda de maneira bem artesanal.
Das oliveiras, de azeitonas galega e cobrançosa , faz se o azeite da herdade grande. Este nao é prensado aqui, mas na cooperativa.
A propriedade tem 350 hectares de planície alentejana: 60 hectares de vinhas, 40 de oliveiras e o restante de cereais e pasto. Aqui vimos as vieiras protegidas por tubos plásticos, uma a uma. São defesas contra as lebres e as fuinhas.
O carismático Antônio Baião Lança é o proprietário. A família dele faz vinho no Alentejo há 100 anos. A filha, Mariana Lança é engenheira agrônoma , com mestrado em enologia. O que o pai fazia por intuição, na base da experimentação, Mariana faz com a técnica aprendida na Universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário