quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Produtos brasileiros nas mãos de uma geração de ouro

Nossa cozinha como quem não quer nada foi crescendo, aparecendo e hoje temos pelo menos três restaurantes entre os melhores do mundo: Alex Atala, o primeiro, Felipe Bronze e Roberta Sudbrack.
Alex, detanto pesquisar ingredientes Brasil afora, especialmente no Pará, vai abrir em São Paulo sua primeira lojinha de produtos especiais brasileiríssimos. Roberta e Felipe , que compartilham muitos fornecedores com Alex, se tornaram garimpeiros. Todos sofrem com a logistica, com a falta de cooperativas, com péssimas vias de transporte, mas todos permanecem na luta. Redescobrir o Brasil não é nada fácil. Mas devemos a esses três e também a Claude Troisgros, um pioneiro na transformação dos nossos ingredientes em receitas fantásticas, a valorização que a cozinha brasileira tem tido nos últimos tempos. O Brasil contém o mundo inteiro, com suas levas de imigrantes e tem também os sabores silvestres, exóticos, sofisticados e surpreendentes. Estamos vivendo um momento espetacular. Aproveitemos!
Este mês na GloboNews , entra no ar uma série de reportagens que eu e o Luiz Paulo Mesquita fizemos sobre esse tema, com alguns dos nossos melhores produtores e com esses chefes de cozinha tão talentosos.

Um comentário: