sábado, 21 de novembro de 2009

A viagem de Rosa


Coincidência boa. A Rosa Nepomuceno com um livro novinho em folha, pronto pra ser lançado e eu em viagem pela Europa. Rosa é a pessoa que mais conhece os predicados de ervas, especiarias e temperos. Na Grande Épicerie de Paris e diante de tantos aromas não há como não lembrar o tempo todo da Rosa. A bancada das flores de sal de todo o mundo, sais temperados com trufas, com pimentas, com ervas raras. E eu quase surtando de vontade de ter tudo na minha cozinha.

No setor dos azeites, um espetáculo. Eles vêm de todos os recantos do mediterrâneo. Um deles, produzido no sul da França, vem numa embalagem de perfume gigante, com um design sofisticadíssimo, um rótulo lindo. Num outro canto, um azeite tunisiano, não filtrado, grosso, de sabor forte, intenso, picante.

De Paris, vou a Barcelona e na beira do mediterrâneo, mais azeites nos aguardam. No mercado da Boqueria, há bancas e bancas deles, mágicos e atraentes, em seus tons esverdeados, amarelados, dourados. Na mesa do barzinho de tapas são três diferentes: de arbequina, a azeitona miudinha espanhola, de picual, mais intensa e picante e de frantoio, italiana, a cabernet-sauvignon das azeitonas.

A noite, num restaurante mais metido do que propriamente bom, o chef de cuisine propõe um menu degustação que começa com uma harmonia entre pães e azeites.

É impressionante como o azeite cresceu e ganhou espaço no mercado da gastronomia. O óleo das oliveiras vem conquistando espaço e reconhecimento, do mesmo jeito que aconteceu com o vinho. Uma conquista merecida. Há que sentir seus sabores, provar sua untuosidade, mergulhar em seus perfumes e mistérios quase tão intrincados quanto as ruelas do Bairro Gótico de Barcelona.

Para viajar nesse mundo, não há guia melhor do que Rosa Nepomuceno. Ela nos faz a todos companheiros de sua viagem, caminha conosco pelos olivais, nos mostra em detalhes aquelas árvores com imensas raízes que penetram a terra, galhos retorcidos e folhas tenras e frutos brilhantes em tons de verde e negro. Com seu jeito de contar histórias, ela nos põe na boca o gostinho de um pão camponês com azeite recém-prensado.

Embarquemos nessa viagem de Rosa. Nas páginas de seu novo livro , o universo dourado dos azeites nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário