quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A família Cabaço e seus vinhos diferenciados


Estamos em Estremoz, no São Rosas, o restaurante de Margarida Cabaço, produtora de vinhos alentejanos. Provamos o Monte dos Cabaços branco, o tinto e o reserva e o Margarida. O curioso é que Margarida tem uma adega formada por mulheres. Suzana Esteban, da Quinta do Crasto é a enóloga consultora e a enóloga residente é Marta Matos.  Margarida gosta de misturas inusitadas. Junta uvas Alvarinho,  do norte com Antão Vaz, do sul e olha que o resultado é bem legal.  O Margarida tinto tem 96  por cento de  syrah , mas tem 4 por cento de viognier que fazem a diferença. Como uma rendinha, dá uma suavidade, uma delicadeza ao todo do vinho.

Depois, Tiago Cabaço, o filho de Margarida, apresentou seus vinhos: Ponto.com, Ponto.beb e Blog. O primeiro , feito de touriga nacional e aragonês, trincadeira de vinhas velhas e uma gota de cabernet sauvignon.
Um segundo ponto com é um bivarietal, de syrah  com touriga nacional, fruta pura, sem  madeira. Vinhos divertidos, curiosos, muitíssimo bem apresentados pelo produtor.  O Blog 2009 é um vinho  moderno, feito com as tradicionais touriga nacional e alicante bouschet.  E o 2010 tem alicante bouschet com syrah . Ah que syrah, que syrah que andam degustando pelas vielas... Que andam sussurrando em versos e provas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário