quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Esporão

Um mar de videiras, 400 hectares de vinhas, numa área de mais de mil hectares. Aqui há também azinheiras, pinheiros e um olival de 80 hectares.   
A Herdade é de 1267, mas foi comprada para a produção de vinhos  pouco antes  da Revolução dos Cravos. Desde os anos oitenta,  produz  vinho e azeites que são exportados para o mundo inteiro.  A Herdade do Esporão é uma potência: tem um faturamento anual de 35 milhões de euros, só em vinho. 
Não a toa,  foram eles que criaram o primeiro complexo enoturístico de Portugal.  No momento, o complexo está em  reformas e fica  pronto em março de 2012.
 Mesmo assim, os responsáveis pela Herdade nos receberam para um almoço e prova de vinhos. Começamos com um rosé, feito de uvas syrah e aragonês , o Defesa 2010 para acompanhar pães alentejanos e  os azeites da casa: o seleção, o de galega, o dop moura e o cordovil, além das azeitonas da variedade cobrançosa,  marinadas no azeite e alho. 
As linhas  de vinhos feitos aqui são: Monte Velho, Defesa, Esporão e , claro,  os especiais só engarrafados nos melhores anos: Garrafeira,  de syrah e alicante  bouchez e Torre, feito de alicante bouchez e touriga nacional. 
O almoço começou com a  tosta de pão com salada de polvo e azeite de ervas e depois uma entrada quentinha: cogumelos recheados com o queijo de ovelha alentejano. Com ela, o Esporão branco 2010, um vinho que eles chamam de "branco de inverno", uma mistura das uvas antão vaz, fermentadas em inox  com  arinto e roupeiro, estas fermentadas em barricas de madeira. 
Em seguida, o bacalhau Esporão, servido com o Garrafeira- private selecion  , 2010, com noventa por cento de semillon branco.  O assado  de porco alentejano também à moda da casa já foi harmonizado com tintos. O private selection , garrafeira 2008 e o torre, 2007- que ainda não entraram no mercado.  Uaaaau! Entendam: são vinhos  especialisssimos  que não foram lançados ainda para a venda. E nós experimentamos em primeiríssima mão.  De sobremesa, a Sericaia, um doce típico e delicioso. Este com um Tawny, 10 anos da Quinta dos Murças, um Porto.  Uma refeição para jamais esquecer na vida! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário