quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Herdade Grande, na Vidigueira. A genealogia do vinho

Nesta herdade, tivemos a oportunidade de aprender  como  os vinhos amadurecem nos tanques, nas barricas e depois na garrafa. Provamos vinhos que ainda nao estavam prontos, direto dos tanques de inox.  Vinhos brancos de uvas Antão Vaz e de Verdelho. E também tintos de touriga  nacional com touriga franca e um já separado para ser o reserva, o vinho especial da casa, feito de alicante  bouchez, trincadeira  e  touriga nacional. 
Vimos como são engarrafados os vinhos,  com o uso de maquinas, mas ainda de maneira bem artesanal. 
Das oliveiras, de azeitonas galega e   cobrançosa  , faz se o azeite da herdade grande. Este nao é prensado aqui, mas na cooperativa.  
A propriedade  tem 350 hectares de planície alentejana:  60  hectares de vinhas, 40 de oliveiras e o restante de cereais e pasto.  Aqui vimos as vieiras protegidas por tubos plásticos, uma a uma. São defesas contra as lebres e as fuinhas. 
O  carismático Antônio Baião Lança é o  proprietário. A família dele faz vinho no Alentejo há 100 anos.  A filha, Mariana Lança   é engenheira agrônoma , com mestrado em enologia. O que o pai fazia por intuição, na base da experimentação, Mariana faz com a técnica aprendida na Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário