segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Lisboa das Sete Colinas e das calçadas  de pedra

Nossa primeira parada é em Lisboa, uma cidade agradável, com seu jeito antiguinho. A cidade tem  sete colinas, portanto muitas ladeiras,  ruas estreitas,  muitas de paralelepípedo.   Adoro os pisos de mosaico de pedra, cada um mais bem feito do que o outro. Pois é , essa é uma grande diferença: as pedras portuguesas daqui, são muito mais bem colocadas do que as nossas no Brasil. Não se vê um desnível. As pedras ficam todas bem juntinhas e são tão polidas que parecem enceradas.  Os calceteiros portugueses são mestres. Uma vez vi uma lisboeta toda chique, andando sem vacilar,  perto do Mosteiro dos Jerónimos,   do alto de  escarpins  louboutin, aqueles de sola vermelha e salto agulha. Imaginem se fosse na Cinelândia , no Rio! 

Hotéis Design

Os portugueses são apaixonados por design. Nas ruas do Chiado e do Bairro Alto, fazem sucesso as lojas de móveis e objetos assinados por grandes desenhistas. Os hotéis com projetos bem contemporâneos também se espalham por Lisboa. 
primeiro veio a onda dos hotéis boutique,  feitos tem casarões antigos, restaurados e modificados para se transformar em pequenos hotéis personalizados. Depois a onda do design. Alguns aproveitaram antigos armazéns,  que transformados em hotel mantém a fachada com imensas janelas e  dentro,  guardam a surpresa de uma decoração  com inspiração japonesa.  O Jerónimos 8 ,  pertinho do Mosteiro e dos pasteis, em Belém, inova até no nome, que é exatamente o  endereço do nosso hotel.  E a decoração é o mais puro design europeu.  Limpa, poucos objetos, tudo bonito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário